Avançar para o conteúdo principal

NÃO VAI DAR...


As questões associadas ao fator "tempo" sempre me fascinaram (e estão muito presentes, sob várias formas, nas minhas sessões de coaching), contudo, nos últimos "tempos", tenho-me debruçado sobre um aspeto que, direta ou indiretamente, advém dessas mesmas questões: a vontade.


Quando alguém diz "não posso", é porque realmente não tem disponibilidade (ou criatividade para a encontrar) ou não a quer ter? Por vezes, essas afirmações até designam o "impossível", mas até que ponto será falta de vontade disfarçada de impossibilidade?


"O tempo chega sempre, mas há casos em que não chega a tempo" - Camilo Castelo Branco


Esta falta de vontade, muitas vezes também expressada por "hei de fazer" (sim, perdeu o hífen) ou "depois combinamos isso", pode inclusive colocar em causa algumas coisas dadas como adquiridas, nomeadamente aquelas que necessitam de ser alimentadas para não existir o risco de definharem (algumas até um estado vegetativo que pode ser difícil de inverter).


Iris Murdoch escreveu que "o tempo, tal como o mar, desfaz todos os nós", pelo que disponibilizar tempo a situações, a pessoas e a relações pode salvaguardar os aspetos mais importantes da vida, independentemente das circunstâncias particulares que possam existir. 


Já Stuart Mill referiu que "uma vontade pode modificar as circunstâncias", sendo por isso fundamental deixar de usar o fator tempo como desculpa para tudo e refletir antes sobre a validade e a lógica (ou falta dela) das nossas escolhas.  




Comentários

Mensagens populares deste blogue

COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com