Avançar para o conteúdo principal

ORGULHO DO BOM

 

Christopher Wren foi o maior arquiteto inglês, tendo efetuado inúmeros projetos de relevo, incluindo a Catedral de São Paulo em Londres, considerada uma das obras primas da arquitetura europeia.

 

Foi exatamente aquando da construção desta obra que sucedeu um episódio, entretanto tornado conhecido por diversos autores (responsáveis pelo desenvolvimento de teorias da motivação).

 

Wren decidiu passar incógnito pelo local do projeto para ver in loco como trabalhavam os operários. No decorrer da sua observação, deteve o olhar sobre três deles verificando que um trabalhava pessimamente, o outro trabalhava de forma adequada e o terceiro imprimia ao que fazia uma vontade e dedicação muito maiores do que demonstravam os anteriores.

 

No seguimento daquilo que acabara de ver, foi junto do primeiro homem e perguntou-lhe:

- Boa tarde senhor. A que é que se dedica?

- Eu? – respondeu o operário. – Dedico-me a trabalhar de sol a sol numa tarefa muito dura e extremamente esgotante. Não vejo a hora de terminar e conto os minutos que faltam para que isso aconteça.

 

O arquiteto dirigiu-se depois ao segundo operário e colocou-lhe a mesma questão, obtendo a seguinte resposta:

- Estou aqui para ganhar o dinheiro necessário para sustentar a minha mulher e os meus quatro filhos.

 

Por fim, Wren aproximou-se do terceiro operário e, face à mesma pergunta, ouviu num tom orgulhoso e convicto esta resposta:

- Eu, cavalheiro, estou a construir a catedral de Londres.

 

“Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que têm delas” – Epicteto




Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com