Avançar para o conteúdo principal

ESTA AMEAÇA É UMA OPORTUNIDADE

 

Demétrio de Falero, político e filósofo de Atenas, foi nomeado pelo general macedónio de Alexandre, o Grande, Ptolomeu I, como o primeiro bibliotecário da Grande Biblioteca de Alexandria, após dizer que “não existe homem mais desgraçado do que aquele que nunca experimentou a adversidade”.

 

É durante as crises, nomeadamente nas de maior dimensão ou mais impactantes, que caem os medíocres, aqueles que não merecem os lugares que ocupam (Trump já foi, outros vão seguir o mesmo caminho). Nicolau Maquiavel afirmava que “a natureza dos homens soberbos e vis é mostrarem-se insolentes na prosperidade e fracos na adversidade” (acontece nos países, nas empresas...).

 

A atitude perante as crises revela aqueles que se superam a si mesmos e os que se deixam dominar pelo desespero, sintonizando-se obsessivamente com o lado negro das situações, numa espiral de constante negatividade. Immanuel Kant traduzia este cenário como “profecias que se cumprem a si mesmas”.

 

Encontrar soluções para uma crise deve ser uma busca constante e ininterrupta, utilizando iniciativas disruptivas capazes de combater obstáculos alinhados com o conceito de “nó Górdio” (lenda metafórica que ilustra os problemas que se apresentam como insolúveis ou extremamente difíceis de resolver (representados pela tentativa de desatar um nó impossível).

 

Conta-se que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o oráculo anunciou que o seu sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer o seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus, amarrando-a com um enorme nó a uma coluna. O nó não era possível de ser desatado e por isso ficou conhecido.

 

Górdio reinou durante muitos anos e, quando morreu, o seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu substancialmente o império mas não deixou herdeiros. Perante este cenário, o oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria todo o mundo.

 

Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que em 334 a.C. Alexandre, O Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, e estimulado pelo desafio, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio.

 

Após muito analisar, ao invés de tentar desatar o nó, desembainhou a sua espada e cortou-o. 

 

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade” – Albert Einstein




Comentários

Mensagens populares deste blogue

COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com