Avançar para o conteúdo principal

CHURCHILL E OS SALEIROS DE OURO

 

Este episódio histórico, é considerado um hino à capacidade de liderança, adaptação e comunicação influente.


Rezam os relatos a respeito que, após uma receção presidida por Winston Churchill, um enorme banquete foi servido a personalidades de todo o mundo com a presença massiva da comunicação social internacional.

 

Tudo decorria normalmente, com pompa e circunstância, até que o chefe de protocolo observou um dos ilustres convidados a colocar um saleiro de ouro no bolso.

 

Constrangido com o facto, não soube o que fazer para resolver tão invulgar situação, pelo que decidiu aproximar-se de Churchill e relatar-lhe o sucedido.

 

O estadista refletiu durante alguns instantes sobre que estratégia adotar, pedindo depois ao chefe de protocolo para não se preocupar e regressar às suas funções.

 

De seguida, deslocou-se a uma mesa onde se encontrava outro saleiro de ouro e escondeu-o no casaco, avançando discretamente até junto do convidado que tinha “suprimido” o primeiro saleiro.

 

Mostrando-lhe o interior do seu casaco, Winston Churchill segredou-lhe então:

- O chefe de protocolo viu-nos pegar nos saleiros. Creio que será melhor devolvê-los.

 

“Se for um problema, tem solução” – Edward de Bono




Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
COMO GERIR A INFLUÊNCIA?  "O melhor modo de criar um estilo próprio é receber influências, as mais diversas e variadas influências"  - Mia Couto Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA INFLUÊNCIA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com