Avançar para o conteúdo principal
PROBLEMAS COM A NET


“A autoestrada da informação transformará a nossa cultura tão drasticamente quanto a imprensa de Gutenberg o fez na Idade Média” – Bill Gates

Alan Turing influenciou a ciência da computação e o conceito de algoritmo com a máquina de Turing, desempenhando um papel fundamental na criação do computador moderno (foi pioneiro na inteligência artificial).

Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), Turing trabalhou para a inteligência britânica num centro especializado em quebra de códigos (foi chefe do Hut 8, secção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã), planeando uma série de técnicas para quebrar os códigos nazis, incluindo o método da bomba eletromecânica (máquina para encontrar definições da Enigma).

Posteriormente, os militares norte-americanos criam a Advanced Research Projects Agency Network. A ARPANET cresce e desenvolve-se, transformando-se na internet (World Wide Web), com o contributo de Tim Berners-Lee.

Esta conquista tecnológica aumentou, de forma determinante, a eficiência e produtividade no trabalho, substituindo lógicas e espaços físicos por virtuais em todos os setores de atividade, gerando novos hábitos de vida digitais que se enraizaram na sociedade à escala global, estando hoje quase tudo à distância de um click.

Quais são então os contras disto tudo? Fazer tudo mais rápido e de forma simultânea (multitasking), pode também fazer aumentar lapsos de memória (um indício que não deve ser ignorado), aumentar faltas de atenção / distrações e diminuir cuidados preventivos (em relação a nós próprios e na interação com os outros).

Existem estudos, com factos e números, que revelam que durante um dia de trabalho cada pessoa visita, em média, cerca de 50 sítios de internet diferentes. E no espaço de uma hora, é capaz de alternar entre programas distintos (informáticos), por 40 vezes. A informação consumida triplicou, comparativamente com as práticas registadas nos idos anos 90.

Atualmente, comunica-se mais através de email, redes sociais, fóruns online e derivados, do que presencialmente. Verificam-se igualmente aumentos exponenciais, de forma generalizada, dos níveis de agressividade e stress. Se não se responder a um email no espaço de poucas horas (nalguns casos minutos), o remetente sente-se irritado e pode, inclusive, alterar-se, lidando de forma desadequada ou pouco educada, com os interlocutores envolvidos.

Quando percebem o vibrar do telefone, verificam o email ou navegam numa rede social, as pessoas recebem uma injeção de dopamina no cérebro (neurotransmissor que atua no sistema nervoso central interferindo, por exemplo, com as emoções, a atenção, a aprendizagem e o sono). Com o tempo, ficam viciadas com esses processos, acentuando-os no dia-a-dia e ocupando-se cada vez mais com eles.

No extremo das consequências negativas possíveis, temos cenários crescentes tais como o cyberbullying, ataques de pânico, depressões e suicídios.

Posto isto, queremos realmente tanto teletrabalho, tantas redes sociais, tanta telescola / escola on-line e afins? Ou queremos também manter a socialização educacional, profissional e pessoal “à antiga”? Como em quase tudo na vida, a ponderação e a moderação costumam ser boas soluções.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com