Avançar para o conteúdo principal
OLHAR E VER


Ser empático implica compreender. E para compreender, importa saber olhar e ver

Todos os indivíduos atravessam diversas fases no desenvolvimento da sua personalidade, atingindo a maturidade psicológica quando conseguem inverter papéis, ou seja, colocar-se no lugar do outro. 

Diferente de ser simpático, ser empático implica conseguir imaginar como seria enfrentar os desafios de uma outra pessoa, função, situação ou realidade e lidar com isso de forma atenta, compreensiva e cooperante (na medida exata daquilo que gostaríamos que fizessem por nós).

Manifestar interesse, de forma cordial e educada, escutar ativamente e praticar ações tão simples como sorrir, olhar nos olhos, ter um gesto de conforto, bem como a atenção de dizer obrigado ou pedir desculpa, são aspetos que vão, seguramente, deixar emergir sensações e perceções favoráveis na interação com o outro.

Igualmente importante, é ter a capacidade de adaptar a linguagem a cada situação ou momento, fazendo uso da intuição, da sensibilidade e do bom senso, ou seja, utilizando tanto a emoção como a razão. Palavras mal escolhidas, usadas num tom errado ou num momento pouco oportuno, podem ter impactos penalizadores e gerar desconfortos ou conflitos desnecessários.

Na mensagem que emitimos deve então existir uma forma adequada, mas também um conteúdo relevante e enquadrado, tal como ideias coerentes com base em fundamentos claros e estimulantes, que possam ser considerados úteis e desbloqueadores. 

Estes fundamentos, desenvolvem-se estudando, investigando, diversificando o acesso a informações, explorando áreas de interesse, ampliando o contacto com pessoas de distintas raízes e formas culturais, viajando e frequentando diferentes ambientes, aumentando assim o portefólio de vivências, experiências e aprendizagens que possam acrescentar valor nas interações com os outros.

“Se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas, chegaremos a compreender as grandes” – José Saramago



Comentários

Mensagens populares deste blogue

COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com