ALERTA CM
Segundo
Jean Baudrillard, “existe tanta informação no mundo moderno que não conseguimos
absorver a sua totalidade”.
Os media
simplificam-nos a vida, decidindo por nós o que é relevante, replicando-o vezes
sem conta, para que aceitemos essa versão como realidade.
As
coisas e as situações, no seu estado puro e não interpretado, já não são facilmente
acessíveis, perdendo muito rapidamente a sua subjetividade e ramificações
passiveis de serem analisadas de forma diferenciada.
Conclui
então Baudrillard que “vivemos num mundo em que existe cada vez mais informação
e cada vez menos significado”.
Vai
mais longe Herbert Marcuse, quando afirma que “os media refletem e
disseminam os valores e ideologias dominantes, fazendo as pessoas acreditar e
conformar-se com mensagens normativas”.
Assim,
e de acordo com esta tese, a cultura de massas “esmaga” a
liberdade intelectual e de escolha, podendo inclusive promover alguns movimentos
repressivos.
Esta
mesma ideia é sustentada por Stanley Cohen, ao assumir que “certos grupos e
indivíduos são identificados pelos media como ameaça para os valores
dominantes, sendo promovida uma forte influência através da amplificação de imagens
negativas ou estereotipadas, criando estigmas”.
Desta
forma, o “público” é incentivado a concordar com a opinião de “especialistas” sobre
qual a melhor forma de lidar com cada “problema”.
Essas
opiniões criam uma espécie de “ansiedade social” para a adoção de ideias, atitudes
e comportamentos socialmente válidos, fomentando os media uma perspetiva
de realidade em que existem atos desviantes que necessitam de ser “controlados”
socialmente (gerando grupos marginalizados).
Remata
Cohen, constatando então que “as sociedades são sujeitas a períodos de pânico
moral”.
“O perigo
do futuro é que as pessoas se transformem em robôs” – Erich Fromm
Bom dia Nuno e demais...
ResponderEliminarPartilho de uma opinião muito sustentada na globalização, é uma verdade que a informação que vai circulando com muita atenção na internet ,nas redes sociais está a " matar" cerebral mente milhentas pessoas com o seu processo de desgaste fofoqueiro.Também será verdade dizer que nas televisões cada vez se vê mais os " amigos" de quem tem o poder dos media sem qualquer critério a falar para massas sem instrução emocional para poder reter o que é certo ou errado.Somos um produto made in Mundo pois a globalização e a rapidez de informação é tao grande que nos orienta para que todos tenhamos a olhos diferentes, o mesmo olhar e pensar.