Avançar para o conteúdo principal
ALERTA CM


Segundo Jean Baudrillard, “existe tanta informação no mundo moderno que não conseguimos absorver a sua totalidade”.

Os media simplificam-nos a vida, decidindo por nós o que é relevante, replicando-o vezes sem conta, para que aceitemos essa versão como realidade.

As coisas e as situações, no seu estado puro e não interpretado, já não são facilmente acessíveis, perdendo muito rapidamente a sua subjetividade e ramificações passiveis de serem analisadas de forma diferenciada.

Conclui então Baudrillard que “vivemos num mundo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos significado”.

Vai mais longe Herbert Marcuse, quando afirma que “os media refletem e disseminam os valores e ideologias dominantes, fazendo as pessoas acreditar e conformar-se com mensagens normativas”.

Assim, e de acordo com esta tese, a cultura de massas “esmaga” a liberdade intelectual e de escolha, podendo inclusive promover alguns movimentos repressivos.

Esta mesma ideia é sustentada por Stanley Cohen, ao assumir que “certos grupos e indivíduos são identificados pelos media como ameaça para os valores dominantes, sendo promovida uma forte influência através da amplificação de imagens negativas ou estereotipadas, criando estigmas”.

Desta forma, o “público” é incentivado a concordar com a opinião de “especialistas” sobre qual a melhor forma de lidar com cada “problema”.

Essas opiniões criam uma espécie de “ansiedade social” para a adoção de ideias, atitudes e comportamentos socialmente válidos, fomentando os media uma perspetiva de realidade em que existem atos desviantes que necessitam de ser “controlados” socialmente (gerando grupos marginalizados).

Remata Cohen, constatando então que “as sociedades são sujeitas a períodos de pânico moral”.

“O perigo do futuro é que as pessoas se transformem em robôs” – Erich Fromm




Comentários

  1. Bom dia Nuno e demais...
    Partilho de uma opinião muito sustentada na globalização, é uma verdade que a informação que vai circulando com muita atenção na internet ,nas redes sociais está a " matar" cerebral mente milhentas pessoas com o seu processo de desgaste fofoqueiro.Também será verdade dizer que nas televisões cada vez se vê mais os " amigos" de quem tem o poder dos media sem qualquer critério a falar para massas sem instrução emocional para poder reter o que é certo ou errado.Somos um produto made in Mundo pois a globalização e a rapidez de informação é tao grande que nos orienta para que todos tenhamos a olhos diferentes, o mesmo olhar e pensar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

COACHING   Para obter as respostas adequadas há que fazer as perguntas certas, despoletando reflexões que permitam gerir positivamente cenários de mudança e criar novos objetivos.   Como? Analisando necessidades, conflitos, motivações e gerando tomadas de decisão com uma maior consciência das escolhas.   No final deste processo, emergem novas perceções e novas ferramentas que permitem evoluir e valorizar quem realmente somos, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio, seja ele pessoal ou profissional. "As boas resoluções não ganham nada em ser adiadas" - Jules Romains Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com  
PARA MELHOR DECIDIR... "A chave de todas as ciências é, inegavelmente, o ponto de interrogação" - Balzac Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA DECISÃO Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com
A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA  "Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado"  - James Baldwin Formação e Coaching em LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA Para informações adicionais: nuno.mt.ribeiro@gmail.com